O diferencial do ERP Sienge para a contabilidade na Construção Civil


Publicado por:
Compartilhe

Com integração completa para a rotina do mercado, a contabilidade com o ERP Sienge pode ser a vantagem competitiva da sua empresa

Um dos pilares da economia brasileira, o Mercado Imobiliário e de Construção Civil vai além da entrega de casas e prédios. É através desse segmento que as cidades crescem, que as paisagens mudam e que se mantém as engrenagens financeiras girando com os comércios.

A questão é que gerenciar projetos nesse setor é uma tarefa complexa. Desde a aquisição de terrenos até a entrega das unidades, o setor precisa lidar com uma variedade de processos, como planejamento de projetos, gerenciamento de obras, controle de custos, aquisição de materiais, contratação de mão de obra, controle de prazos e, principalmente, a gestão contábil.

Manter o controle rigoroso dessas atividades é a base para garantir a lucratividade, a transparência e a conformidade legal. Dessa forma, para auxiliar em tudo isso, o uso de Sistemas de Gestão Empresarial, os famosos ERPs, são os pilares da otimização de processos e garantia de eficiência para os negócios.

Como resultado desse cenário, a Softplan desenvolveu um dos ERPs amplamente reconhecidos. Abaixo, contamos o diferencial do ERP Sienge para a contabilidade.

Desafios específicos moldam soluções únicas

Curiosamente, o Sienge surgiu justamente pela necessidade de um software para atender especificamente o Mercado Imobiliário e de Construção, um software com o propósito de se ajustar à rotina de profissionais do segmento.

Na prática, as necessidades particulares das empresas servem como um guia para a escolha de quais dos 12 módulos oferecidos pelo Sienge para a contabilidade serão mais adequados para resolver os desafios do dia a dia. Assim, a escolha está nas mãos do responsável pelo software dentro de um negócio, podendo abraçar todos ou apenas alguns dos módulos.

  1. Engenharia: controle do orçamento, planejamento e acompanhamento de obras. Além disso, cadastro de custos unitários, criação de relatórios de cronogramas físicos e financeiros e acompanhamento da execução de obras;
  2. Suprimentos: gestão dos fluxos de compras, distribuição de materiais, envio de cotações automáticas, bem como controle dos estoque das obras e do almoxarifado;
  3. Financeiro: acompanhamento do fluxo de pagamentos e de impostos retidos, conciliação bancária e emissão de notas fiscais;
  4. Nota Fiscal Eletrônica: envio e recebimento digital de vários tipos de notas;
  5. Contabilidade Fiscal: garantia de cumprimento das obrigações fiscais com automatização, apuração de tributos e geração de obrigações acessórias;
  6. Comercial: cadastro de informações, acompanhamento da carteira de clientes e da disponibilidade de imóveis em estoque;
  7. Gestão de Ativos: controle da movimentação e baixa dos bens patrimoniais da empresa, da frota de veículos e de equipamentos em geral;
  8. Suporte à Decisão: acesso a dados e relatórios para auxiliar o engenheiro no processos de decisões gerenciais;
  9. Gestão da Qualidade: processo de estruturação para programas de qualidade, acompanhamento de metas de avaliação e, igualmente, monitoria da melhoria contínua da empresa;
  10. Recursos Humanos: controle de admissão, rescisões, benefícios, ponto eletrônico e seleção de talentos para a empresa;
  11. Segurança: gestão de permissões e restrições de acesso a dados mais específicos;
  12. Integração BIM: criação de orçamentos mais assertivos e confiáveis, em menos tempo, a fim de gerar informações de um projeto BIM.
Integração total

As informações de diferentes setores da empresa vão se integrar automaticamente no software, independentemente da quantidade de módulos contratados. Por exemplo, caso você faça uma compra no módulo de Suprimentos, os dados serão encaminhados diretamente para o módulo do Financeiro, porque assim será possível criar uma ordem de pagamento para a compra.

Inclusive, através das ferramentas do Sienge para a contabilidade, todas as notas fiscais, sejam elas originadas das compras ou não, são encaminhadas para a Receita Federal. E como estamos falando de um sistema 100% online, as ações não precisam ser feitas em um único lugar físico. Isso porque, tendo o sistema em mãos, você pode fazer um pedido diretamente do canteiro de obras e garantir que a construção continue em andamento.

Preparação para o futuro

Com a possibilidade de integrar o ERP Sienge a um software BIM, as empresas do Mercado Imobiliário e de Construção Civil ainda se preparam para uma exigência do governo direcionada a todo fornecedor. Isso quer dizer que aprender a criar projetos no BIM hoje é como fomentar um diferencial de negócio para o amanhã.

Ao ter a tecnologia do Sienge para a contabilidade como aliada em um setor tão dinâmico e desafiador, ainda mais com o avanço da Reforma Tributária com o passar dos meses, as empresas desenvolvem o preparo necessário para passar por qualquer fase de negócio com tranquilidade e certeza de estar no caminho certo.

Onde a sua melhor experiência contábil começa

Mais importante que ter um sistema ERP que mantenha o fluxo de dados da sua empresa em dia, é ter um especialista operando diretamente o sistema, pois garantir que cada procedimento e informação esteja segura e correta é o que mantém o negócio em dia. E é nesse momento que a Planning entra.

Nosso principal objetivo é garantir rapidez e segurança na produção das demonstrações contábeis, fazendo com que os registros manuais deixem de ser parte do dia a dia no Mercado Imobiliário e de Construção Civil.

Nossos Sócios, Coordenadores e Gerentes especialistas no segmento possuem métodos exclusivos para utilizar o diferencial do ERP Sienge para a contabilidade e implementar políticas para monitorar em tempo real os custos, as receitas e o fluxo de caixa do seu negócio.

Conosco, nada é acaso. Tudo é Planning!

Entre em contato a Planning pois, em 15 minutos, te mostraremos como otimizar processos e melhorar a segurança dos dados da sua empresa!

contabilidade erp sienge


Copywriter | Content Creator

Compartilhe