Quais são os principais assuntos sobre contabilidade que todo empreendedor precisa saber?

Empreendedorismo e Contabilidade são dois termos que devem andar lado a lado. Isso porque, para uma boa gestão do negócio,…

Principais assuntos sobre contabilidade
Principais assuntos sobre contabilidade
10 principais assuntos sobre contabilidade que o empreendedor deve saber

Empreendedorismo e Contabilidade são dois termos que devem andar lado a lado. Isso porque, para uma boa gestão do negócio, é necessário que o empreendedor conheça os números relacionados a empresa. A fim de garantir que consiga os objetivos de seu negócio, abordaremos, no decorrer do post, os principais assuntos de contabilidade que o empreendedor deve saber.

10 principais assuntos de contabilidade que deve saber para o sucesso do negócio

A contabilidade auxilia a empresa a se posicionar de maneira estratégica no mercado, traçar metas e objetivos em um determinado prazo, além de auxiliar na tomada de decisões. Tudo isso com o auxílio dos números da área contábil.

No entanto, para que a empresa obtenha resultados positivos para a empresa, o empreendedor deve estar atento a alguns conceitos fundamentais. A seguir, mencionamos, os 10 principais assuntos sobre contabilidade que ele deve compreender. Confira:

1 – A contabilidade produz informações que, combinadas com outros dados, permitem a tomada de decisões relevantes para o sucesso do negócio

A contabilidade consiste em uma radiografia ou fotografia da empresa e sua gestão. Portanto, a área reflete, por meio de, valores monetários, a performance e desempenho da administração.

2 – Olhar com cuidado os demonstrativos contábeis é um exercício que deve ocorrer, no mínimo, mensalmente

Os ajustes contábeis não devem ser observados, apenas em épocas de crises. Pelo contrário, é fundamental fazer uma avaliação constante dos dados. Além disso, sugerimos que questione os gestores e contadores a respeito dos números apresentados.

3 – A contabilidade tem papel fundamental nas boas práticas de governança corporativa

As empresas não são avaliadas apenas com os números de balanços, mas também por um conjunto de indicadores. Os indicadores, em questão, são capazes de atrair novos investimentos, linhas de créditos, consumidores, acionistas, dentre outros.

4 – Uma contabilidade atualizada é um excelente instrumento de prevenção e detecção de fraudes

Uma boa maneira de evitar e prevenir fraudes, além de antecipar as crises e procurar soluções rápidas é a atualização constante da contabilidade.

Caso a contabilidade de sua empresa esteja desatualizada e, em desacordo com as práticas contábeis, o terreno estará mais propicio a desvios e utilização indevida, bem como perda de negócios.

5 – Muitas transações de fusões e aquisições podem deixar de acontecer pela ausência de informações contábeis e financeiras

A disponibilidade de demonstrações contábeis gera mais confiança aos possíveis investidores ou compradores. O ideal é que os números estejam os mais atualizados e, se possível, os demonstrativos devem constar no próprio site.

6 – As informações contábeis são importantes no processo de avaliação de risco de crédito

Quanto menos informações quantitativas ou confiáveis forem fornecidas aos bancos e credores, mais demorada será a concessão do crédito. Além disso, a liberação de crédito para o negócio pode ser cancelada.

7 – Relação da análise de indicadores e as práticas contábeis

Principais assuntos sobre contabilidade: práticas contábeis

Com o processo de convergência das práticas contábeis brasileiras com as práticas contábeis internacionais (IFRS), diversas mudanças foram feitas nas demonstrações financeiras que alteraram substancialmente a forma de análise.

8 – Impacto da contabilidade no processo de reestruturação

As demonstrações contábeis fornecem informações preciosas a fim de avaliar a situação patrimonial das empresas e sua evolução. Os dados apresentados auxiliam na tomada de decisões tempestivas para que empresa não venha a entrar em um processo de recuperação judicial, concordata e/ou falência.

9 – A relevância da contabilidade para o planejamento tributário

Uma contabilidade bem-feita e preparada, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, permite a tomada decisões assertivas para um melhor planejamento tributário.

10 – Terceirização da contabilidade

Outro assunto relevante sobre contabilidade que o empreendedor precisa saber é a possibilidade de terceirização do serviço. Aqui, na Planning, por exemplo, cuidamos da contabilidade de empresas de diversos segmentos.

Contudo, vale lembrar que, assim como qualquer serviço que seja contratado, o acompanhamento e avaliação dos serviços executados são fundamentais.

Este post te ajudou e gostaria de saber mais informações sobre o assunto? Recomendamos a leitura do e-book: 10 assuntos que todo empreendedor precisa saber sobre contabilidade.


Compartilhe:

Fechar

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.

WhatsApp Voltar ao topo