Como se preparar para uma Auditoria Independente?


Publicado por:
Compartilhe

Se a auditoria independente tem o objetivo de encontrar desalinhamentos entre as demonstrações contábeis e a sua operação, a preparação tem uma função preventiva: manter o padrão de qualidade que o seu negócio precisa.

[GUIA GRATUITO] Sua contabilidade está à altura do seu desafio?

Uma auditoria mal conduzida pode expor falhas que você nem sabia que existiam, arruinando sua reputação e colocando em risco o seu futuro empresarial. E sim, trata-se dos números, processos e controles que talvez você tenha ignorado.

Mas fique tranquilo! A preocupação envolvendo este processo é comum, afinal, um profissional externo, fora da sua gestão, irá analisar sua empresa com imparcialidade para emitir um relatório que pode diminuir ou aumentar a confiança dos seus investidores.

Se você não pode fugir da auditoria independente, por que não transformá-la em uma oportunidade para mostrar que o seu negócio está no caminho certo? Neste artigo, explicamos o que é esse processo, qual o seu objetivo e como se preparar.

O que é auditoria independente?

A auditoria independente não é apenas uma verificação formal de documentos. Trata-se de uma investigação profunda e objetiva da saúde de uma empresa. Seu papel é garantir que as demonstrações contábeis estejam em conformidade com todas as normas e regulamentações exigidas pelo mercado. Por isso, ela é feita por especialistas sem qualquer vínculo com a administração do negócio.

Durante as análises, os auditores precisam de acesso completo às informações do negócio, dos balanços contábeis aos ativos biológicos. Eles realizam testes documentais amostrais, análises de variações e tendências e procedimentos analíticos para gerar o parecer técnico especializado. Os auditores buscam a verdade, doa a quem doer.

E o que acontece se a auditoria não for positiva? Perda de confiança, multas e, em casos extremos, o colapso do negócio. Na entrega do relatório, o auditor colocará no documento todas as discrepâncias e irregularidades encontradas, assim como observações sobre qual o caminho certo a ser seguido.

Imagine que sua empresa tenha registrado incorretamente o cálculo do PIS e COFINS nas obrigações contábeis mensais. Uma falha pode resultar em multas e até em bloqueio de benefícios fiscais, impactando diretamente o caixa e a capacidade de crescimento. 

Para entender o impacto de uma falha contábil, basta olhar o caso das Lojas Americanas.  Inconsistências contábeis, contabilização incorreta de dívidas e fraudes com contratos artificiais de incentivos comerciais resultaram em um rombo na casa dos R$ 20 bilhões!

Qual é o objetivo da auditoria independente?

Podemos dividir os objetivos de uma auditoria independente em dois cenários: externo e interno. Para o lado de fora do negócio, a auditoria tem a finalidade de garantir a transparência e a integridade das demonstrações contábeis. Parece simples, mas vamos ser francos, quantas empresas realmente mantêm essa transparência? 

É como se a auditoria independente forçasse o seu negócio a abrir o jogo e provar que está fazendo tudo dentro das normas. Isso não é apenas uma exigência regulatória – é uma prova de que sua empresa está preparada para crescer, atrair investimentos e ganhar credibilidade no mercado. 

O mais comum é que este tipo de relatório seja apresentado aos stakeholders, pessoas que estão fortemente conectadas com o futuro da empresa. Entre eles estão acionistas, investidores, clientes e fornecedores. É por isso que se você quer que o seu negócio seja chamado de robusto, você precisa se preparar para ser auditado!

Da mesma forma, a auditoria tem um papel muito importante para o lado de dentro do negócio. Em 2017, a Deloitte liberou uma pesquisa feita com 300 líderes empresariais e 100 membros de comitês de auditoria sobre o valor dessa atividade. Sabe o resultado? Do total de entrevistados, 79% dos líderes, ao lado de 91% dos membros de comitês, concordaram que as auditorias revelam insights sobre atividades e processos que suas empresas poderiam estar fazendo diferente ou melhor.

Ou seja, ter medo de auditorias é ter medo de saber o que o seu negócio precisa melhorar.

Quais empresas têm a obrigação de fazer o processo da auditoria independente?

Companhias com capital aberto na Bolsa de Valores, instituições financeiras e empresas de grande porte – com capital aberto ou não – precisam obrigatoriamente passar pelo processo de auditoria independente, conforme regulado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e outras autoridades. 

Mas por que essa obrigatoriedade? Simples: são empresas que movimentam volumes financeiros significativos e exercem grande influência no mercado, de modo que seus dados contábeis e fiscais precisam ser absolutamente confiáveis.

Vamos imaginar uma instituição financeira hipotética que não audita suas demonstrações contábeis de forma independente. Se um erro contábil relevante for identificado apenas internamente – ou pior, não identificado – isso pode colocar em risco a segurança dos investidores e clientes, além de comprometer toda a credibilidade do setor.

Já para pequenas e médias empresas, a auditoria independente não é sempre obrigatória, mas pode ser um grande diferencial competitivo. Bancos e investidores, por exemplo, tendem a confiar mais em negócios que passaram por auditorias, pois isso sinaliza transparência e compromisso com a gestão financeira.

Além disso, para empresas de médio porte com ambições de crescimento, a auditoria independente prepara o terreno para mudanças estruturais. Seja para entrar no mercado de capitais ou expandir para novos setores, a prática representa consistência e segurança.

Qual a diferença entre auditoria interna e independente?

A auditoria interna e a auditoria independente desempenham papéis semelhantes dentro de uma empresa. A questão é que os pormenores do processo fazem com que os dois tipos sejam necessários.

A auditoria interna é realizada por profissionais que fazem parte do quadro da empresa ou por especialistas terceirizados, como a Planning. O importante é que a pessoa tenha experiência, treinamento e qualificação na norma internacional ISO 19011, que estabelece regras para auditorias de sistemas de gestão. 

O objetivo você já sabe: avaliar a eficiência dos processos internos e identificar riscos antes que eles se tornem problemas críticos. No entanto, quando realizada por um profissional com vínculo com a organização, pode ser que ela não ofereça a mesma imparcialidade que uma auditoria independente. 

Ainda que também funcione como uma preparação para auditoria independente e ajude a alinhar as normas da empresa com as ações dos colaboradores, auditores internos podem, mesmo sem intenção, suavizar ou omitir problemas para evitar conflitos. Por exemplo, um auditor interno pode hesitar em apontar falhas em departamentos de liderança, já que ele responde diretamente à empresa. 

A auditoria independente, por outro lado, é conduzida por terceiros, sem vínculo com a administração. Isso elimina qualquer possível conflito de interesses e permite uma análise rigorosa e objetiva. Além disso, enquanto a auditoria interna deve ser feita de forma contínua, enquanto a auditoria independente é feita em intervalos determinados de tempo, a cada seis meses ou anualmente.

Como se preparar para uma Auditoria independente?

Como se preparar para uma auditoria independente?

A preparação para uma auditoria independente começa muito antes do agendamento com o auditor, e as empresas que não se preparam acabam pagando caro. Para você saber por onde e quando começar, confira as sete orientações abaixo:

Faça um plano anual para a auditoria independente

A preparação para uma auditoria independente não pode ser um processo reativo. Coloque nas suas metas um plano anual sólido! Essa estratégia deve incluir revisões trimestrais das principais obrigações contábeis e fiscais para identificar e corrigir inconsistências ao longo do ano, ao invés de acumulá-las para o final.

Um plano anual ajuda a evitar esses problemas, dando aos auditores independentes uma visão clara de um fluxo de trabalho organizado e bem estruturado. Uma forma de garantir que o plano está sendo seguido é realizar reuniões periódicas com o único objetivo de entender o que já foi feito e o que ainda deve ser colocado em prática.

Sensibilizar os colaboradores sobre a auditoria independente

Para uma auditoria independente bem-sucedida, cada colaborador deve estar ciente de seu papel no dia a dia. Deixe sua equipe alinhada sobre a necessidade de manter os dados atualizados para facilitar o trabalho e manter a transparência. 

Quando sua equipe reconhece o impacto financeiro de uma auditoria, o compromisso aumenta. Pense em um departamento de vendas que documenta mal os descontos aplicados. Pode parecer irrelevante em um primeiro momento, mas, a longo prazo, é capaz de distorcer o faturamento e confundir os auditores.

Tenha processos regulares

Processos padronizados representam previsibilidade para um negócio. Mas para que isso funcione, cada colaborador precisa entender exatamente como e quando realizar suas tarefas. 

Uma forma de ajudar nisso é criar um guia prático com todos os passos e responsabilidades para cada setor. Esse guia deve ser claro, objetivo e acessível a todos, servindo como referência para que cada colaborador siga o mesmo padrão, do início ao fim. 

Com o guia em mãos, a equipe tem um direcionamento constante, ajudando a identificar rapidamente qualquer desvio. Assim, no momento da auditoria, você tem a segurança de que todos os processos estão sob controle e que os colaboradores sabem exatamente o que é esperado deles.

Coloque as ações em um cronograma

Definir um cronograma detalhado ajuda a evitar acúmulo de trabalho e imprevistos durante a auditoria. No início do ano, planeje datas para revisão de contratos, ajustes de provisões e atualização de relatórios financeiros. 

Por exemplo, se você sabe que o fechamento contábil trimestral é sempre corrido, inclua uma revisão prévia dos relatórios financeiros e obrigações fiscais no cronograma. Isso permite que sua equipe trabalhe com prazos claros e tenha tempo para resolver eventuais discrepâncias.

Integre as informações em um sistema de gestão

Empresas que utilizam sistemas de gestão integrada, como ERPs, conseguem consolidar dados de diferentes setores de forma automática e confiável. É um benefício que, no futuro, simplificará a auditoria ao fornecer um histórico preciso e centralizado das operações financeiras, desde a entrada de receita até o pagamento de despesas.

Faça testes e estudos

Aplicar testes é sinônimo de preparação, e você não se arrependerá disso se fizer em áreas críticas, como fluxo de caixa, conciliações bancárias e cálculos de impostos. Por exemplo, comece testando o fluxo de caixa: simule situações em que entradas e saídas se desalinham para verificar se os processos de controle respondem rapidamente. 

Outro ponto estratégico são os relatórios contábeis. Realize simulações sobre a geração e revisão desses relatórios, observando se os dados estão organizados de forma consistente e fácil de acessar. 

Além disso, faça testes específicos para os lançamentos fiscais e simule o impacto de uma eventual revisão de valores. A revisão de contratos com fornecedores e clientes também é fundamental para garantir que estejam alinhados com as normas e bem documentados.

Domínio dos relatórios

Vamos supor que, durante uma auditoria, o auditor pede o relatório de fluxo de caixa e o documento que você entrega está desatualizado ou incompleto. Esse tipo de situação pode levantar dúvidas sobre a precisão de toda a contabilidade e colocar em risco a credibilidade da empresa. 

Ter domínio total sobre os relatórios financeiros é essencial para manter todas as informações corretas, atualizadas e bem organizadas. E para manter sua própria segurança e qualidade das informações, estabeleça uma rotina rígida de controle e revisão de relatórios contábeis e fiscais.

Relatórios inconsistentes não só dificultam o trabalho dos auditores, mas também podem resultar em questionamentos sobre a capacidade da empresa em manter controle sobre seus próprios números.

Por que os profissionais da Planning são qualificados para cuidar da sua empresa?

Confiança é a base de qualquer negócio. Não basta simplesmente cumprir obrigações contábeis, é preciso credibilidade, transparência e expertise para garantir que suas demonstrações financeiras reflitam a realidade. E tudo isso faz parte da essência da Planning.

Não pense que um simples relatório mensal resolve tudo. Sem um profissional especializado, falhas e riscos passam despercebidas. Perder prazos? Erros no fluxo de caixa? Para realmente evitar o caos e garantir decisões seguras, confie no profissional de auditoria para manter o seu futuro sem maiores surpresas.

Um dos nossos cases de sucesso que comprovam a expertise de nossos mais de 450 colaboradores é o da Jaicar Autopeças. Foi através de uma auditoria, durante a implantação do BPO Contábil, que nós tivemos insumos para fazer a reestruturação dos processos contábeis. Agora, os gestores da organização conseguem acompanhar mensalmente os resultados gerenciais, com análise de indicadores, projeções e novos cenários.

Ter a Planning como parceira significa ter apoio na conformidade e na segurança através da preparação do seu negócio para uma auditoria independente. Aqui, nós acreditamos na construção de futuros personalizados para cada cliente, em todo o Brasil, nos maiores segmentos de mercado.

Saiba agora o que é qualidade em contabilidade e auditoria independente. Saiba o que é a Planning!

Como se preparar para uma Auditoria independente?

Conclusão

Oportunidade: algo oportuno ou circunstância favorável. E é exatamente assim que você deve encarar a preparação para auditoria independente. Não como uma imposição, mas como uma chance de reforçar a credibilidade da sua empresa, otimizar processos e garantir transparência. 

Toda auditoria bem-sucedida é o reflexo de uma preparação estratégica e de uma gestão financeira impecável. Com os processos padronizados, colaboradores conscientes e relatórios precisos, sua empresa transforma esse momento em uma vantagem competitiva.

E é aqui que a Planning entra: nossa especialidade é preparar sua empresa para a auditoria independente, organizando seus processos, ajustando relatórios e liberando segurança. Se você busca uma preparação eficiente e segura, clique no botão abaixo e fale com um de nossos consultores de negócios.

Fale com um especialista sobre a preparação para auditoria independente


Copywriter | Content Creator

Compartilhe