Conforme a Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública, somente 3% do descarte gerado no país é reciclado. É um percentual muito baixo e, assim, todo o restante é despejado em aterros e provavelmente nas ruas, rios, áreas verdes, entre outras localidades, comprometendo o meio ambiente.
Esse percentual precisa urgentemente ser aumentado. Parte substancial desse lixo, além de preservar a natureza e os recursos naturais, poderia gerar mais negócios na cadeia de reciclagem, que envolve inúmeras cooperativas de catadores de lixo passíveis de reciclagem, reduzindo a utilização de recursos naturais e o custo de produção de novos produtos, entre outros benefícios.
Existem diversas leis que tratam sobre a obrigatoriedade de reciclagem e muitas empresas têm políticas nesse sentido e adotam a reciclagem dos lixos, bem como muitas pessoas realizam a separação dos resíduos em casa para a coleta seletiva. Infelizmente, porém, muitas empresas ainda não vêm atendendo aos requisitos legais, incluindo condomínios, prédios residenciais e comerciais, entre outros. Também a sociedade como um todo precisa contribuir, pois trata-se fundamentalmente de uma questão de aculturamento dessa ação.
No momento que o tema ESG (Environmental, Social and Governance) está na agenda das empresas e a sociedade está acompanhando essa evolução, é fundamental uma ação mais assertiva sobre esse tema.
Nesse contexto convidamos você e sua empresa a participar do aumento desse percentual.
Vamos nessa preservar o meio ambiente?