Contabilidade terceirizada ou interna?

Para se adequar as normas contábeis é desejável que as empresas invistam num serviço contábil eficiente. Porém, montar uma estrutura…

Para se adequar as normas contábeis é desejável que as empresas invistam num serviço contábil eficiente. Porém, montar uma estrutura própria, com a contratação direta de contadores, nem sempre é possível ou atende a demanda de um negócio.

A contabilidade terceirizada, também conhecida como outsourcing contábil, é uma possibilidade para empresas de diferentes portes e segmentos terem à disposição a mão de obra especializada de contadores sem a necessidade de contratar diretamente esses profissionais para sua equipe.

Esse trabalho terceirizado pode ocorrer tanto de forma remota, com os serviços contábeis sendo realizados distantes da sede do contratante, quanto de forma interna. Nesse último caso, a prestadora de serviço contábil fica responsável por manter um contador ou mais diretamente na empresa.

Vantagens da contabilidade terceirizada

Na contabilidade terceirizada os custos trabalhistas, com tecnologia e demais recursos necessários para o trabalho é responsabilidade da empresa que presta o serviço contábil. 

Por exemplo, se um contador que atende determinada empresa está em licença, férias, ou se afasta por outra razão, o serviço contábil não é interrompido. Um profissional habilitado e com prévio conhecimento da estrutura do negócio atendido seguirá com o acompanhamento, sem custos adicionais.

No caso da contabilidade interna, casos como esses poderiam demandar treinamento ou recrutamento de outro profissional para realizar a eventual substituição, o que implicaria possivelmente em gastos extras e/ou interrupção temporária do serviço.

Outras vantagens seriam a demanda constante por atualização e o conhecimento de diferentes áreas que um contador que atua como terceirizado possui. Essa visão mais abrangente da contabilidade pode levar um olhar novo para a empresa que contrata o serviço, o que facilita encontrar possíveis falhas e/ou oportunidades de melhorias.

Para empresas que não dispõem de estrutura física adequada para incorporar um departamento de contabilidade, a terceirização também se mostra vantajosa. Isso porque, feita de forma externa, cabe ao prestador desse serviço oferecer local e ferramentas adequadas para execução do trabalho contábil. Isso inclui sistemas operacionais para processar as informações e mecanismos de proteção/segurança dos dados dos clientes.

Quais são os serviços ofertados?

No caso da Planning, a contabilidade vai muito além da apuração de impostos, serviços da folha de pagamento e envio de obrigações acessórias.

Nosso serviço inclui a elaboração do conjunto de demonstrações financeiras em conformidade com as práticas contábeis e diversos relatórios financeiros gerenciais, adequados em cada caso às necessidades de informação da administração. Além disso, oferecemos: assessoria nos processos financeiros internos da empresa; apoio à gestão estratégica no que concerne aos dados gerados pelas demonstrações contábeis; planejamento tributário e societário permanente; orientação e controle de aplicação de dispositivos legais, métricas relacionadas à governança corporativa, dentre outros.

Oferecemos o tratamento contábil e tributário adequado às operações dos nossos clientes, por meio de acompanhamento contínuo e personalizado de cada negócio.

Resultados alcançados

Com mais de 500 clientes atendidos, distribuídos em diversos Estados brasileiros, a Planning consegue mensurar na prática o resultado do trabalho de contabilidade terceirizado oferecido.

Um dos nossos cases de sucesso foi verificado em grande varejista de autopeças do mercado regional. A empresa é atendida por uma equipe de sete profissionais Planning, com dedicação exclusiva, e contou com projetos de revisão tributária na fase de implantação do outsourcing contábil.

Por meio do trabalho contábil realizado, a empresa obteve uma recuperação de créditos tributários de ICMS e PIS e Cofins de aproximadamente R$ 10.000.000,00. Outro ganho foi a reestruturação dos processos contábeis, permitindo o acompanhamento mensal dos resultados gerenciais, com análise de indicadores, projeções e novos cenários.

Outro exemplo exitoso é observado em uma fabricante de tubos de aço e peças tubulares com atuação nacional. A empresa conta com o atendimento de 14 profissionais Planning, que são responsáveis pelas atividades de gestão contábil, desde o lançamento de notas fiscais até o controle de movimentação do ativo imobilizado. Todas as transações são realizadas de modo integrado no SAP.

Por meio desse trabalho foi possível reestruturar os processos contábeis, com automação de rotinas operacionais. Além disso, houve a implantação de novos controles internos e melhoria das demonstrações financeiras.

Processo de terceirização

Para adotar a contabilidade terceirizada a empresa precisa levar em consideração o seguinte processo:

1-           Deve ser tratado como um projeto

Com a definição prévia de etapas, prazos, responsáveis e métricas para monitoramento dos resultados

2-           Integração e comprometimento das duas partes

A colaboração e o envolvimento da equipe interna aceleram a transição e permite a otimização macro do trabalho

3-           Período de estabilização de 3 meses

Prazo médio para que os novos processos contábeis e fiscais sejam testados e ajustados às necessidades do projeto

4-           Transição gradual

Permite que a nova equipe conheça a volumetria e os pontos sensíveis dos processos atuais e defina fluxos de trabalho que mitiguem falhas e ineficiências

Fale com a Planning

Quer saber mais sobre contabilidade terceirizada e como ela pode contribuir para sua empresa? Nossos consultores estão disponíveis para te atender.


Compartilhe:

Fechar

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.

WhatsApp Voltar ao topo