Em um cenário de pós-pandemia causadas pelo distanciamento e o isolamento gerado pela COVID 19, a necessidade de reavaliar os modelos de gestão e as modalide de trabalho dos negócios tornou-se uma questão permanente. Surgiram tendências que trouxeram arranjos na cultura organizacional, no bem-estar da força de trabalho e na retenção de talentos.
Essas adaptações só foram possíveis com a mudança da cultura, com foco no amadurecimento do trabalho remoto como a alternativa mais eficaz na expansão das fronteiras trabalhistas. A exemplo, pode-se destacar as tendências inter-relacionadas de trabalho home office, mudanças demográficas na entrega de tarefas e conexão entre pessoas por meio das plataformas digitais (Microsoft Teams, Zoom Cloud Meetings e Google Meet).
Além dessas formas de trabalho, o novo modelo de gestão de pessoas permite que algumas equipes possam trabalhar em modelo de home office ou até em revezamento de estação de trabalho, o que exige da liderança capacitação e flexibilidade a conhecimentos tecnológicos e sua aplicação na gestão equipes, mesmo que de forma remota.
Do ponto de vista de gestão empresarial, essas modalidades de trabalho fazem com que as empresas tenham um diferencial competitivo para atrair novos talentos, já que o trabalho remoto permite ao colaborador estar mais próximo do ambiente familiar e conciliar de forma personalizada as responsabilidades do trabalho e vida pessoal.
Mas o sucesso deste modelo é algo gradativo e precisa ser semeado diariamente seguindo a cultura organizacional e objetivos da empresa. Logo, o papel dos gestores é fundamental nesse sentido, já que é necessário manter a motivação do colaborador além de um relacionamento cada vez mais humanizado para a eficácia do trabalho à distância.
Como é este cenário na Planning?
Com mais de 500 clientes atendidos em todo território nacional, a Planning dispõe de mais de 50 colaboradores atuando não só em home office, como também no modelo outsourcing com dedicação exclusiva nas dependências de nossos clientes por todo país.
Entre suas vantagens, o outsourcing permite atuação proativa de nossos profissionais, uma vez que, ao viver o dia-a-dia da operação do negócio, estará 100% familiarizado com o ambiente organizacional podendo contribuir de forma tempestiva com informações relevantes para tomada de decisões da gestão.
Em conclusão, o propósito que impulsiona a Planning se baseia em movimentos ousados, investindo em desenvolvimento em grupo e individual do seu quadro de pessoas, com propósito de se tornarem cada vez mais humanizadas e inspiradoras para criar experiências significativas e agradáveis aos seus colaboradores.