Pressionado pela penetração dos veículos elétricos, o mercado de autopeças passa por transformações rápidas e profundas. O crescimento do setor está intimamente relacionado à capacidade de responder às novas tecnologias e às novas demandas do consumidor, inovação contínua e um olhar cada vez mais atento para a gestão financeira.
Para compreender melhor os desafios, as oportunidades e as perspectivas do gigante mercado de peças automotivas, reunimos os dados de duas pesquisas globais sobre o setor.
Neste artigo, você confere os insigths mais valiosos da 24ª Global Automotive Executive Survey (GAES), publicada pela KPMG em março de 2024, e da McKinsey Global Aftermarket Model, da McKinsey & Company, de fevereiro de 2023.
Elétrico. Hoje.
Até 2040, os carros elétricos devem alcançar 55% das novas vendas, representando de 21% a 23% do total da frota brasileira, segundo ambas as pesquisas. Os carros a combustão vão seguir como maioria, tendo em vista fatores como as nossas limitações de infraestrutura. Por isso, até 2030, a comercialização de peças, componentes e partes deve apresentar um crescimento ainda relevante.
O incremento – e o envelhecimento – da frota brasileira devem demandar mais reposições e reparos. Espera-se que até 2040, o mercado de autopeças brasileiro saia dos atuais US$ 13 bilhões para US$ 25 bilhões, ou seja, quase dobre de tamanho. O segmento de pneus é igualmente promissor e tem crescimento estimado de 150%.
Os veículos cada vez mais tecnológicos, dotados de sensores, câmeras e equipamentos elétricos, também aumentam a procura por maior variedade e volume de peças ao longo da vida útil. Por outro lado, para os veículos a combustão, a média é de 12,8 anos, ao passo que os veículos elétricos devem ficar em circulação por cerca de 5,6 anos.
Disrupção e Novos Modelos de Negócios
Nesse cenário de profunda transformação, as empresas podem explorar oportunidades estratégicas:
Maior capacitação dos prestadores de serviços
Os carros elétricos, carregados de softwares e outras tecnologias embarcadas, exigirão, portanto, uma mão de obra de manutenção mais qualificada e de maior valor agregado (mais cara e mais demorada),se comparada aos consertos mecânicos. Isso vai exigir treinamentos e capacitações específicas para os prestadores de serviços.
Aumento da receita do e-commerce
A digitalização do consumo também pressiona a digitalização dos canais de venda de autopeças. No Brasil, espera-se que a venda de pneus pela internet atinja 20% da receita total até 2027. Por isso, investir em e-commerce proprietário ou parceria com marketplaces bem estabelecidos podem ser excelentes estratégias. Nos EUA, a Amazon vendeu US$ 10 bi de autopeças em 2020. Por lá, 60% dos consumidores, com idade entre 25 a 44 anos, declararam bastante interesse por esse tipo de serviço, segundo pesquisa da McKinsey.
Melhora na experiência do cliente
Serviços de manutenção programada ou assistência técnica por aplicativo ou assinatura têm ganhado especial relevância. Nestes novos canais, as empresas podem atender – e antecipar – as demandas do consumidor, além de agregar novos produtos. Em mercados cada vez mais competitivos, o relacionamento com cliente é um diferencial para se manter relevante.
Acesso a serviços financeiros
Ampliar o escopo de atuação e disponibilizar acesso a financiamentos e outros serviços financeiros podem ser excelentes vantagens competitivas. Por meio dos Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDCs),por exemplo, as empresas podem contar com uma robusta ferramenta de planejamento tributário, “desbancarização” do investimento, governança e planejamento sucessório, sem equivalente no mercado.
Antecipe. Planeje. Aplique
Sejam quais forem as estratégias, o perfil de clientes e o apetite de risco dos empreendedores, as decisões começam, necessariamente, por uma análise aprofundada dos números atuais de cada negócio.
Em outras palavras, informações gerenciais precisas e atualizadas darão a segurança para tomar o próximo passo. Em um setor altamente competitivo e em profunda transformação, tomar decisões rápidas e baseadas em dados financeiros seguros é a verdadeira vantagem competitiva.
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