
ERP, a sigla de Enterprise Resource Planning (Sistema de Gestão Empresarial, em português) é um sistema que permite a reunião de todas as informações do negócio de forma integrada. O ERP na contabilidade é utilizado a fim de otimizar processos e reunir dados fundamentais para uma gestão eficiente.
O sistema viabiliza, por exemplo, a realização da gestão contábil e tributária, gerenciamento da folha de pagamento, dos encargos trabalhistas e do estoque de uma empresa. Além disso, o ERP ainda apresenta uma série de possibilidades, a depender do software utilizado.
Quais são as vantagens de utilizar a ERP na Contabilidade?
Por meio do ERP na contabilidade, é possível reunir informações de interesse em um único sistema, automizar e padronizar processos de rotina. Sendo assim, o Sistema de Gestão Empresarial permite o acesso as informações da empresa, de forma segura, independentemente de hora ou local.
A redução de quantitativo de tarefas manuais ligadas à contabilidade assim como o ganho de tempo para realização de atividades estratégicas e de gestão também constam como vantagens da utilização da ERP. Do mesmo modo, o sistema facilita o controle e gestão contábil.
Outro benefício do uso do ERP é a tomada de decisões mais tempestivas e assertivas.
Exemplos de serviços disponíveis via ERP
- Gerenciamento da folha de pagamento;
- Controle contábil;
- Controle tributário;
- Controle patrimonial;
- Emissão e gerenciamento de notas fiscais;
- Gestão da carteira de clientes.
Como funciona o ERP na prática?
Na Planning, oferecemos serviços de BPO, que é a terceirização de processos de negócios os quais utilizam intensamente a tecnologia da informação, das áreas contábil, fiscal e trabalhista em sistemas corporativos dos nossos clientes.
Entre os sistemas que utilizamos nesse trabalho estão: SAP ERP, SAP Hana, UAU,bem como o SAP B1, Protheus, Winthor, Sankhya, NBS, NewAge, Linx e Siagri.