8 vantagens da contabilidade terceirizada

Para se adequar as normas contábeis é desejável que as empresas invistam num serviço contábil eficiente. Porém, montar uma estrutura…

Para se adequar as normas contábeis é desejável que as empresas invistam num serviço contábil eficiente. Porém, montar uma estrutura própria, com a contratação direta de contadores, nem sempre é a melhor opção.

A contabilidade terceirizada, também conhecida como outsourcing contábil, é uma possibilidade para empresas de diferentes portes e segmentos terem à disposição a mão de obra especializada de contadores sem a necessidade de contratar diretamente esses profissionais para sua equipe.

Esse trabalho terceirizado pode ocorrer tanto de forma remota, com os serviços contábeis sendo realizados distantes da sede do contratante, quanto de forma interna. Nesse último caso, a prestadora de serviço contábil fica responsável por manter um contador ou mais diretamente na empresa.

Confira algumas das vantagens da contabilidade terceirizada:

1. Foco no core business do negócio

Ao terceirizar a contabilidade da sua empresa, você ganha mais tempo para lidar com a parte estratégica do seu negócio, direcionando energia para o que realmente importa e terceirizando para o especialista os riscos e processos que não são de sua expertise.

2. Cumprimento dos prazos e obrigações

A empresa que presta o serviço é a responsável por manter a contabilidade do cliente em pleno acordo com as regras e prazos vigentes.

3. Economia

Os custos com mão de obra, com tecnologia e demais recursos necessários é responsabilidade da empresa que presta o serviço contábil. Isso inclui sistemas operacionais e mecanismos de proteção/segurança dos dados.

4. Atendimento ininterrupto

Em caso de férias, licença, ou afastamento por outra razão do contador que atende a empresa, o serviço contábil não é interrompido. Outro profissional habilitado seguirá com o atendimento, sem custos adicionais.

5. Olhar externo de especialistas

O atendimento é realizado por equipe especializada e que passa por constantes atualizações, o que facilita encontrar possíveis falhas e/ou oportunidades de melhorias na empresa.

6. Abrangência de serviços

O serviço de contabilidade pode ir muito além da apuração de impostos, serviços da folha de pagamento e envio de obrigações acessórias e incluir, por exemplo, elaboração do conjunto de demonstrações financeiras e diversos relatórios financeiros gerenciais, adequados em cada caso às necessidades de informação da administração.

7. Personalização

É possível oferecer o tratamento contábil e tributário adequado às operações de cada cliente, por meio de acompanhamento contínuo e personalizado de cada negócio.

8. Reestruturação dos processos

O trabalho permite a reestruturação dos processos contábeis da empresa, com a automação de rotinas operacionais, além da implantação de novos controles internos e melhoria das demonstrações financeiras.


Compartilhe:

Fechar

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.

WhatsApp Voltar ao topo