Como manter um bom fluxo de caixa na sua empresa?

O controle do fluxo de caixa é um requisito básico para gerir um negócio. É por meio dele que um…

O controle do fluxo de caixa é um requisito básico para gerir um negócio. É por meio dele que um gestor obtém informações precisas sobre as movimentações financeiras, facilitando o controle da entrada e saída de capital. Para manter o fluxo de caixa da sua empresa e, consequentemente, o bom andamento de suas atividades, separamos cinco estratégias que contribuem neste processo:

  1. Planeje-se: Nesta etapa os dados do fluxo de caixa vão encaminhar o planejamento de investimentos ou de contenções necessárias. O planejamento financeiro sempre deve ser feito com base no espelho do fluxo de caixa a fim de evitar possíveis riscos.
  2. Analise os cenários: Não basta apenas maximizar os lucros, é preciso promover um crescimento sustentável que não comprometa o futuro do seu negócio. Para isso, analise sempre os cenários de curto e longo prazo adiantando possíveis prejuízos no fluxo de caixa e agindo de maneira preventiva.
  3. Fique atento à folha de pagamento: As despesas com a folha de pagamento devem ser sempre controladas por um profissional para que não cause desequilíbrio no fluxo de caixa.
  4. Tenha um suporte profissional: Profissionais com conhecimento técnico têm mais domínio sobre burocracias e estratégias preventivas, agregando muito mais eficiência no controle do capital de uma empresa.
  5. Invista em tecnologia: A automatização do fluxo de caixa pode ser muito mais rápida do que os métodos tradicionais por planilhas do Excel, por exemplo. Atualmente, todo o processo pode ser realizado por softwares capazes de controlar a entrada e a saída do fluxo de caixa.

Compartilhe:

Fechar

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.

WhatsApp Voltar ao topo